É oficial! Canais ZAP Viva, Record TV Africa e Vida TV saem do ar


Aconteceu de acordo com o instrutivo do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS). Mesmos após todos os esforços dos canais para contrapor a medida do orgão de tutela, ZAP Viva, Record TV Africa  viram na madrugada desta quarta-feira (21) de Abril, as suas emissões a serem suspensas pelo Instituto Nacional das Comunicações  (INACOM).

Aconteceu de acordo com o instrutivo do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS). Mesmos após todos os esforços dos canais para contrapor a medida do orgão de tutela, ZAP Viva, Record TV Africa  viram na madrugada desta quarta-feira (21) de Abril, as suas emissões a serem suspensas pelo Instituto j do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social”, pode-se ler no documento que continua dizendo que “como tal, a Multichoice suspendeu esses canais temporariamente, com efeitos às 00h00 do dia 21 de Abril, aguardando esclarecimentos, por parte do orgão regulador, para a resolução deste processo”.

O canal de distribuição por satélite adiantou.  

A medida, decretada pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), abrange também o exercício da actividade dos jornalistas estrangeiros vinculados a TV Record Angola/Record África.

Por sua vez, o canal ZAP Viva que procedeu esta terça-feira (20) de Abril, a entrega  um conjunto de documentos ao MINTTICS com vista a dar resposta às solicitações, de natureza administrativa, notificadas pelo órgão ministerial, também anunciou aos seus subscritores nas primeiras horas desta quarta-feira que “por motivos alheio ao canal. A emissão foi suspensa e será retomada brevemente”.

Recorde-se que no final da tarde desta segunda-feira (19) de Abril, o MINTTICS, enquanto Departamento Ministerial responsável pela elaboração e execução da política do sector surpreendeu a todos ao divulgar uma nota de imprensa que indicava a suspensão até à sua regularização junto da Direcção Nacional de Informação e Comunicação Institucional, o exercício da actividade de televisão das empresas Rede Record de Televisão Angola Limitada/ Record TV África e dos jornalistas estrangeiros a elas vinculados; a veiculação dos canais ZAP VIVA e VIDA TV; a suspensão dos registos provisórios dos jornais, revistas, páginas web (site) de notícias e estações de rádio sem actividade efectiva nos últimos dois anos.